terça-feira, 28 de junho de 2011

Alimentos que melhoram o sono

A correria do dia-a-dia as vezes nos obriga a comermos alimentos que sabemos que não nos fazem bem. Os danos desses alimentos variam desde ao ganho inadequado de peso, deficiência nutricional, assim como na dificuldade e na falta de sono na hora de dormir.
Uma noite mal dormida é um grande causado de estresse, torna o dia seguinte improdutivo e também constitui um fator de risco para a obesidade. Os alimentos podem afetar diretamente a qualidade e a quantidade do seu sono.

Alimentos que melhoram o sono

Os melhores alimentos a serem consumidos antes de dormir são aqueles que possuem uma substancia chamada Triptofano. Essa substância aumenta a produção de serotonina, que é um hormônio que produz bom humor e tem efeito sedativo, que ajuda na hora de dormir.
O triptofano é encontrado em carnes magras, peixes, leite, iogurtes, queijos, nozes, bananas e legumes. Comer algum alimento rico em glicose também é bom para a melhora do sono, pois a hipoglicemia resultante dos longos períodos sem se alimentar produz adrenalina que é um estimulante e pode causar distúrbios no sono.
Os carboidratos que podem ser consumidos antes de dormir são: os pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta. Vitamina B6 também é importante para ter um sono tranqüilo e de qualidade. Ela está presente no frango, atum, banana, cereais integrais, arroz e etc.
Os chás são outra boa indicação para serem tomados antes de dormir, os melhores chás para esse objetivo são os que possuem efeito calmante como o chá de camomila, Chá Melissa, chá de erva doce, dentre outros.
Assim como tem as indicações para uma boa noite de sono também tem aqueles alimentos que devem ser evitados a qualquer custo antes de dormir, como o café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolates, chá preto, mate ou chá verde. Fuja também das massas pesadas, das carnes vermelhas e de outros alimentos como: o feijão, sopas em geral, ervilhas. Se for ingerir esses alimentos eles devem ser consumidos pelo menos de duas a quatro horas antes de dormir.
Ao seguir essas dicas você terá uma noite de sono tranqüila, sem sono agitado e longe de pesadelos, então Boa noite de sono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...