terça-feira, 28 de junho de 2011

Receita de Vatapá - como fazer

O vatapá é uma receita baiana de dar água na boca, muitos não resistem a essa delicia no acarajé, abará ou até mesmo como um complemento delicioso a refeição. O vatapá baiano é o mais conhecido e também o mais saboroso na receita original é feita à base de camarão seco, pão, leite de coco, amendoim e castanha de caju. Aqui nós ensinaremos a receita típica da Bahia, esperamos que você se delicie com essa maravilha nordestina.
Ingredientes

- 500g de camarão seco
- 2 litros de leite de coco (de preferência natural)
- 150g de amendoim torrado e sem a pele
- 150g de castanha de caju
- ½ molho de cheiro verde
- ½ molho de coentro
- 4 tomates picados
- 2 cebolas grandes picadas
- 2 xícaras de azeite de dendê
- 1 colher de azeite de oliva
- 3 xícaras de farinha de trigo ou aproximadamente 10 pães franceses amanhecidos
- sal
- 1 pequeno pedaço de gengibre ralado
Modo de preparo do vatapá

Coloque os camarões secos numa assadeira e leve ao forno para tostar ou coloque em água quente, já sem as cabeças, para facilitar a retirada das cascas. Retire as barbas e a casca e reserve. Passe pelo liquidificador, ou multiprocessador, o gengibre, a castanha de caju, o amendoim e também o camarão seco. Se desejar, retire os olhinhos e moa as cabeças de camarão junto, para acentuar o sabor e reserve. Depois coloque as fatias de pão de molho nas 8 xícaras de água e reserve.
Tempere o peixe com suco de limão e sal à gosto e reserve. Depois aqueça 1/4 xícara de chá de azeite de dendê numa panela grande e refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça até começar a dourar. Acrescente o tomate, o coentro e o peixe temperado e reservado. Junte 2 xícaras de chá de água e cozinhe com a panela tampada, mexendo de vez em quando até os temperos ficarem macios e o peixe cozido. Elimine com cuidado todas as espinhas do peixe.
Passe aos poucos pelo liquidificador, ou multiprocessador, o peixe, os temperos da panela com o caldo formado e o pão escorrido e levemente espremido. Coloque novamente na panela. Acrescente a mistura de camarão moído e cozinhe por uns 50 minutos, acrescentando água se necessário (até o creme ficar brilhante e o pão bem cozido). Junte o restante do azeite de dendê e acrescente o leite de coco. Misture bem e cozinhe por mais uns 10 minutos.
Esta receita rende até vinte porções e pode ser servida junto com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...