sábado, 20 de agosto de 2011

Como combater Enxaqueca – Dor de cabeça

Quem sofre com enxaqueca sabe como é difícil fazer qualquer coisa sentindo dores de cabeça muito fortes, para a maioria das pessoas são necessárias várias horas ou até dias de repouso absoluto. De acordo com pesquisas na área, milhares de brasileiros, incluindo desde crianças até idosos, têm de três a quatro crises por mês que são controladas a base de medicamentos. Em geral, as dores sentidas pelos pacientes podem ser contínuas ou latejantes, durar algumas horas ou até vários dias e atacar apenas um lado da cabeça ou os dois, em todo caso, o desconforto começa de forma lenta, mas vai progredindo até chegar a um determinado grau de intensidade, que pode ser classificado como moderado ou forte.


Há basicamente duas formas de combater a enxaqueca: prevenindo as crises ou combatendo-as quando as mesmas aparecem. A primeira opção é a mais recomendada, pois além de diminuir a incidência, a duração e a intensidade também são reduzidas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. O tratamento medicamentoso é feito a base de drogas anticonvulsivantes e beta-bloqueadoras, que facilitam a inibição das crises, é comum também observamos a utilização de ácido valpróico e outras enzimas, que apresentam bons resultados.
Para quem recebe o tratamento com o objetivo de combater as crises logo após o seu início, alguns medicamentos novos, à base de substâncias chamadas triptanos, têm apresentado bons resultados, agindo rapidamente e permitindo que a pessoa volte à rotina normal em poucas horas. É importante lembrar que as crises são desencadeadas por mecanismos específicos originados por fatores diversos, incluindo falta ou excesso de sono, consumo de alimentos que contém uma quantidade maior de conservante e em algumas mulheres, as dores começam junto com o período menstrual, por isso é preciso estar atento e seguir a risca as recomendações médicas.
A enxaqueca é considerada uma enfermidade hereditária e não tem cura, além dos medicamentos que são receitados freqüentemente, a mudança nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas, também são alternativas para combater a dores de cabeça crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...