terça-feira, 30 de outubro de 2012

Obama declara área atingida por 'Sandy' como zona de catástrofe



 Washington, 30 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta terça-feira como zona de catástrofe as áreas de Nova York e Nova Jersey atingidas pelos fortes ventos e a ressaca do ciclone 'Sandy'.

A declaração, divulgada pela Casa Branca, coloca à disposição dos governos e comunidades locais os fundos, equipes e funcionários do governo federal necessários para enfrentar as consequências do desastre e socorrer os afetados pela tempestade, que matou 15 pessoas nos EUA.

A tempestade deixou milhares de pessoas sem eletricidade de Maine até Carolina do Norte, forçou a suspensão de 13 mil voos de companhias aéreas comerciais em mais de uma dúzia de aeroportos da costa leste do país e suspendeu as atividades dos governos na região.

O Serviço de Previsões Hidrometeorológicas indicou hoje que o centro do ciclone tropical se movimenta pelo sul da Pensilvânia e poderia se dirigir na quarta-feira para o Canadá.

A passagem de 'Sandy' pelo Caribe, como furacão, causou dezenas de mortes. A tempestade provocou 15 mortes nos EUA e uma no Canadá desde que tocou a terra em Nova Jersey na segunda-feira.

A chegada em terra firme de 'Sandy', com ventos sustentados de 125 km/h, causou ressacas de até quatro metros em áreas de Nova Jersey e Nova York.

Nova York e sua área metropolitana (19 milhões de habitantes) amanheceram nesta terça sem transporte público, com grandes interrupções no abastecimento de energia e com todos os aeroportos e quase todas as pontes e túneis da cidade fechados.

Apesar da diminuição do nível das águas (cerca de dois metros), que melhorou um pouco a situação, rajadas de vento de até 100 km/h persistem e lembram que 'Sandy' ainda está presente

As escolas, universidades, museus, grandes empresas, a sede das Nações Unidas e a Bolsa de Nova York seguirão fechadas hoje, o que contribuirá para melhorar o tráfego.

Além disso, 'Sandy' paralisou quase totalmente a campanha eleitoral do presidente Barack Obama, que busca a reeleição, e do republicano Mitt Romney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...